15ª – BIENAL DE CURITIBA ONLINE
A edição de 2021 da Bienal de Curitiba, com a participação de 358 artistas, marcou para sempre, e de uma maneira trágica, a história da humanidade. Se a arte já era urgente antes daquele período, durante a pandemia ela se tornou indispensável e essencial. Atravessando esse momento, a Bienal de Curitiba não deixou de cumprir com o compromisso de proporcionar acesso à cultura de qualidade para a população, que já guardava o evento previsto no calendário da cidade. A solução (e o desafio) foi reestruturar todas as ações físicas ou presenciais e ocupar a internet, dando vida à Bienal On-line.
A Bienal On-line teve como objetivo levar para o maior número de pessoas conteúdo de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema por meio de uma programação majoritariamente remota, democratizando o acesso a informações culturais e exibindo recortes de relevância internacional. Aproveitando uma enorme vantagem da virtualidade, o acesso do público aos conteúdos propostos não se restringiu somente a uma cidade: a plataforma on-line permitiu levar à população do Brasil e de outros países informações relevantes e outras formas de consumir cultura de maneira remota, possibilitando o acesso à arte sem exigir deslocamentos reais para espaços físicos e criando novas formas de relacionamento com o consumo cultural.
A programação contou com entrevistas, palestras, exposições virtuais e conteúdos exclusivos com artistas, curadores e diversos outros profissionais da área. Embora os temas das ações tenham sido variados, houve grande destaque para as relações entre arte e responsabilidade socioambiental, arte e tecnologia, e arte e questões sociais – tópicos sensíveis e indispensáveis nos debates da contemporaneidade. Essa abordagem reafirmou a importância da arte como ferramenta de reflexão e transformação social em tempos desafiadores.
Número de Artistas: 867
Público: Aproximadamente 900 mil